Da Rua para a Universidade (Homeless to Havard: Liz Murray story, 2003)

Por Regina Barreto

       Sabe aqueles filmes que te conta uma história emocionante, te dá uma lição de vida e ainda é baseado em fatos reais? Pois o que irei falar neste post é exatamente este tipo de filme que conta a trajetória de vida de Liz Murray.

       O filme é narrado desde o início pela personagem principal,  Elizabeth "Liz" Murray. Começamos assistindo a infância de Liz (no início, interpretada por Jennifer Pisana) , uma menina que nasceu em uma família desestruturada e que vivia com  a mãe , Jean Murray (Kelly Lynch), que era drogada, alcoólatra, esquizofrênica e portadora de AIDS, seu pai, Peter Finnerty (Michael Riley), também um viciado em drogas que é inteligente, também tem AIDS, carece de habilidades sociais e não é consciencioso. Ela também tem uma irmã chamada Lisa (no início interpretada por Ellen Page).
Liz era uma criança que só conhecia aquele mundo, um triste mundo onde os pais não cuidavam dela e nem da irmã, aliás, ela estava sempre tentando cuidar da mãe, passava fome e pegava comida do lixo para se alimentar, não tomava banho e também não frequentava a escola, mas quando comparecia, conseguia tirar ótimas notas, ao contrário da irmã, que gostava de estudar e frequentava as aulas.

        Foi nesta falta de frequência na escola que despertou o olhar dos professores e assistentes sociais, que a aconselhavam a frequentar a escola e limpar o apartamento em que vivia com a família, para que não precisasse ser enviada para um orfanato.
          Mas a Liz era uma menina ingênua, não conseguia se adaptar a escola, apenas sabia sobreviver. Sua mãe teve que morar com o avô para ser tratada, a irmã Lisa foi morar junto com a mãe e o pai foi expulso do apartamento, pois não pagava o aluguel e ela infelizmente foi encaminhada para um orfanato que mais parecia um hospício, era cruel a convivência neste “tal sistema” em que ela era obrigada a viver.


        A menina cresceu, virou adolescente, agora com 15 anos (nesta fase interpretada pela Thora Birch), Liz vai tentar morar com a mãe na casa do avô, vai para a escola onde conhece uma nova amiga chamada Chris (Makyla Smith), mas ela não tem um bom relacionamento com o avô, o que torna a convivência difícil, então ela acaba virando moradora de rua.


         Mas a sua grande mudança acontece depois da morte da mãe, que fez a Liz pensar sobre a vida. Ela agora não tinha ninguém e não queria terminar como os pais, então ela decidiu que mesmo morando na rua iria para escola. E neste momento do filme, depois de ver todo o sofrimento dela, que começamos a acompanhar a luta para conseguir vencer na vida, com a ajuda de uma vizinha antiga Eva (Marguerite McNeil), Liz começa a estudar, consegue um emprego, tenta fazer de tudo para recuperar o tempo perdido dos estudos para que possa terminar os anos na idade certa. Ela termina e finalmente consegue uma bolsa de estudos pelo The New York Times e entra para Harvard.


         Ficou curioso (a) para saber como ela tirava notas boas sem frequentar a escola como contei no início deste texto? Por que o relacionamento com o avô dela não era bom? E a irmã dela que gostava de estudar, o que aconteceu? Por que ela foi para o orfanato e não foi morar com a mãe, a irmã e o avô antes? O que aconteceu com o pai? Como era o orfanato, por que era cruel?  E Chris, a nova amiga que ela fez amizade, qual foi o papel dela nesta história?  Como ela conseguiu ir bem na escola? E como ela conseguiu a bolsa? Tudo isso e mais detalhes você irá saber assistindo ao filme!  


         O que posso dizer é que este filme é um aprendizado, um filme inspirador, que nos ensina como devemos enfrentar os obstáculos, que muitas vezes somos egoístas reclamando demais sobre certas coisas bobas da vida, sabe? Uma história que te renova e faz você querer ter força de vontade para lutar, seguir em frente, que se deve sempre acreditar em você mesmo, quando ninguém mais acredita. Então, conheça esta história de superação, assista, se emocione e aprenda!
          E não esqueça de contar para a gente o que achou nos comentários!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário